top of page

O Fotógrafo

Em setembro de 2011, aos 23 anos, Rafael sofreu um AVE que acarretou perda da expressão pela linguagem e de movimentos do lado direito do corpo. Hoje, após 9 anos de jornada, Rafael conseguiu recuperar parte de seus movimentos e a expressão através da fala, porém a poesia escrita permanece perdida. Artista como só ele, de alma sensível e olhar reflexivo, transformou a lente em sua nova caneta e começou a fazer poesia para os olhos.

Meu Mundo é a união de poemas e fotografias, os poemas foram escritos por Rafael antes do Acidente Vascular Encefálico (AVE) como forma de expressão de sentimentos e angústias de seu cotidiano. A fotografia foi a expressão aprendida após o AVE e retrata com garra e melancolia a rotina das pessoas com deficiência ao passar pelo processo de reabilitação e reaprendizagem para a vida.

A ideia da exposição “Meu mundo: poemas e fotografias”, surgiu a partir da relação que Rafael Domingos Bof teve com as duas linguagens artísticas, a primeira, antes e a segunda depois do AVE. Para Rafael, sua produção consiste em “Memórias do que ainda considero reflexo dos meus sentimentos, explosões de sanidade e flashes do insano. Perdendo temores, curando os ardores de uma vida de dores, rimando baixinho, falando sozinho, tocando um chorinho em busca de amor, vivendo”.

 

bottom of page